3DS: um tiro no pé da Nintendo?

3DS: um tiro no pé da Nintendo?Todos que acompanham o mercado de jogos eletrônicos sabem que, quando o assunto é videogames portáteis, ninguém consegue bater a Nintendo. Desde a época do primeiro GameBoy, a companhia tem controle total do mercado, tendo estabelecido os diversos modelos do Nintendo DS como a peça de hardware mais vendida na história.

Com a chegada do 3DS, a expectativa de muitos é que a situação permaneça exatamente a mesma. Mesmo a Sony e seu poderoso NGS parecem incapazes de abalar o império estabelecido pela companhia, que após o sucesso do Wii, atualmente conta com o apoio de algumas das produtoras mais importantes da indústria.

Ameaça com a forma de maçã

3DS: um tiro no pé da Nintendo?Porém, tudo indica que o cenário dos próximos anos não vai ser tão tranquilo quanto se poderia esperar. Os avanços tecnológicos dos últimos anos fazem com que o principal competidor da Nintendo não seja mais uma empresa especialista em jogos, mas sim uma que se tornou famosa pelos computadores e MP3 Players: a Apple.

Enquanto há alguns anos os celulares tinham poder computacional extremamente limitado, lembrando em muito o primeiro modelo do GameBoy, hoje a história é completamente diferente. O iPhone 4 é a prova de que dispositivos do tipo são capazes de entregar gráficos surpreendentes, fator que, aliado à grande oferta de títulos baratos disponíveis na App Store, tem potencial para mudar totalmente o mercado dos videogames portáteis.

Apesar dos gráficos tridimensionais do Nintendo 3DS serem bastante atrativos e o aparelho contar com um hardware respeitável, a estratégia de mercado adotada por sua produtora tem tudo para se tornar impraticável muito em breve. Afinal, em um mercado cada vez mais repleto de jogos a US$ 0,99, cada vez menos gente estará disposta a gastar US$ 50 em um título novo.

Falta de inovação

O fato de um smartphone ser o principal competidor de uma companhia que domina o mercado é bastante preocupante. Não porque os aplicativos disponíveis para os produtos da Apple sejam decepcionantes – apesar de muitos títulos praticamente estamparem a palavra “genérico” no título, não é difícil encontrar opções extremamente divertidas, e baratas, com uma simples procura na App Store.

Produtoras tradicionais como a Nintendo falham em ver que o mercado portátil não é mais o mesmo de 2004, época em que a primeira versão do DS foi lançada. Nesse meio tempo, surgiram diversos dispositivos com preço acessível e repletos de funções extras sequer imaginadas pela fabricante japonesa.

Interfaces de toque e duas telas já deixaram de ser novidade há um bom tempo, e não são mais quesitos capazes de determinar o sucesso de um portátil. A tela inclusão de uma tela 3D, embora interessante, até o momento não representou nenhuma novidade quanto o assunto é jogabilidade – se permanecer assim, a tendência é que logo a curiosidade passe e as vendas do 3DS caiam substancialmente.

Softwares que fazem a diferença

Apesar dos problemas, tenho fé de que o Nintendo 3DS vai ser um grande sucesso – apesar de não atingir as mesmas cifras das versões anteriores do DS. Para isso, no entanto, será preciso mais do que o truque dimensional: somente a presença de jogos de qualidade vai ser capaz de realmente atrair a atenção dos jogados.

3DS: um tiro no pé da Nintendo?Resta esperar que a Nintendo não continue investindo somente em remakes como o grande atrativo do console. Afinal, por mais que títulos como Ocarina of Time e Starfox 64 sejam interessantes, continuam apostando demais na nostalgia de quem os jogou há mais de 10 anos atrás no Nintendo 64.

Caso o Nintendo 3D seja bem sucedido em apresentar novas franquias de qualidade (e que aproveitem o real potencial da tela 3D), nada impede que se torne um grande sucesso de vendas. Porém, cabe á Nintendo ficar de olho a competição – afinal, tudo indica que o mercado de jogos portáteis deve sofrer grandes mudanças muito em breve.

Anúncios
Esse post foi publicado em Generalidades, Jogos Eletrônicos, Opinião e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s